O surgimento de vários tipos de rastreadores, trouxe mais segurança para transportadoras e motoristas. Isso porque, além de acompanhar o trajeto, também proporciona outras facilidades.

Com o aumento do risco de assaltos em estradas, o rastreador tornou-se uma solução necessária para quem transporta cargas ou utiliza muito o carro de passeio.

Visto que o dispositivo tem diferentes funções tecnológicas que abrange não só a localização, mas o controle de operações, os gestores têm mais opções de escolha. 

Portanto, conhecer o diferencial de cada rastreador é fundamental para garantir a eficiência da operação e neste artigo da Inova, descubra qual é a melhor alternativa para seu negócio. 

 

1- GPS – Global Position System

O GPS é um dos tipos de rastreadores mais conhecidos e utilizados. O dispositivo funciona com tecnologia via satélite cujo objetivo é monitorar o veículo em tempo real. 

O aparelho coleta dados precisos armazenados na nuvem, o acesso é feito por aplicativo, tablet ou computador.

É importante saber que a partir de relatórios, o dono do veículo tem acesso a inúmeras informações como tempo de parada, velocidade e identificação do motorista.

Além disso, em caso de roubo, os sinais do GPS enviam a localização exata, independente da distância, para encontrar e recuperar o veículo, contanto que não seja abaixo do solo.

 

2- Radiofrequência

Embora a Radiofrequência também seja um rastreador muito popular, comparado ao GPS, as informações são captadas por rádios espalhados pelo país. 

Os sinais emitidos por antenas e também localiza o veículo em tempo real, mesmo em ambientes fechados, visto que não está sujeito a inibidores.

Muitas transportadoras utilizam esse dispositivo, porque o sistema tem boa estabilidade e a carga permaneça segura, já que é monitorada com precisão.

Por fim, a Radiofrequência tem um sistema de segurança que avisa a central se a região tem bloqueadores de sinais (jammers), muito usado por criminosos para dificultar a localização de caminhões. 

 

3- RFID – Identificação por radiofrequência

A etiqueta RFID também é um rastreador que utiliza tecnologia de radiofrequência. A localização do veículo acontece por meio da fixação de uma etiqueta.

Embora o alcance seja curto, o dispositivo é muito útil para o transporte de cargas, porque libera sinais através da antena que identifica o veículo de forma prática. 

A etiqueta inibe a ação de assaltantes com o uso de rastreio da carga, quer dizer, mesmo que seja retirada do caminhão, ainda assim é possível identificar a localização. 

 

4- Telemetria

Um dos tipos de rastreadores mais completos é a Telemetria. O dispositivo além de rastrear o veículo, também monitora e estabelece um controle geral.

Isso porque a tecnologia utilizada coleta informações de desempenho do veículo, regiões perigosas e velocidade alcançada, a fim de evitar acidentes nas estradas. 

Já as empresas de transporte têm mais vantagens, a Telemetria contribui para a gestão de frota e disponibiliza informações precisas para a tomada de decisão.

Algumas dessas informações são: relatórios de jornada do motorista, redução do consumo de combustível, produtividade dos processos, entre outros. 

Isto é, o aparelho garante mais segurança, redução de custos e torna o gerenciamento de frotas mais prático e simples. 

 

5- Softwares de gestão

Outros tipos de rastreadores que oferecem um serviço completo são os softwares de gestão, que rastreiam e ainda proporcionam a otimização das atividades. 

Com tarefas monitoradas, os gestores de cargas têm mais praticidade para analisar e avaliar informações dos condutores, de modo a garantir a eficiência do transporte. 

Portanto, mesmo com vários modelos de rastreadores, é fundamental analisar os benefícios e limitações de cada um para fazer a melhor escolha. 

A Inova tem soluções em rastreamento com tecnologia de ponta para atender suas necessidades. Faça uma avaliação sem compromisso com um especialista!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.