Você sabia que os custos logísticos representam 12,37% dos gastos de uma empresa?
Além disso, 12,7% do PIB brasileiro é consumido com a logística, segundo a Confederação Nacional de Transportes. Por isso, manter atenção na eficiência das operações é fundamental.
A verdade é que otimizar as atividades impactam diretamente na redução de custos e as empresas de transporte devem analisar esses fatores com prioridade.
Com o uso de recursos tecnológicos é possível aprimorar ainda mais a gestão logística e reduzir os principais gastos. Acompanhe a leitura deste artigo e saiba mais!
O que é custo logístico?
O custo logístico pode ser bem abrangente. Para facilitar o entendimento, é todo gasto que uma empresa tem para fazer a mercadoria chegar ao consumidor.
Sendo assim, podemos considerar recursos humanos, custos de transporte, estoque, impostos, operações, softwares de gestão, manutenção de veículo, entre outros.
Sem dúvidas, para uma empresa se tornar competitiva através de entregas eficientes, é necessário muitos recursos. No entanto, é fundamental manter a devida atenção nos custos.
Com o aumento das compras em lojas virtuais, cada vez mais o setor logístico precisa encontrar meios para otimizar as atividades e cumprir com os prazos.
Para isso, é fundamental equilibrar todos os fatores internos e externos e garantir uma boa gestão de custos logística. Aprenda como fazer isso a seguir.
Como reduzir os custos logísticos?
De fato, as empresas precisam buscar alternativas para reduzir os custos logísticos, afinal, a crise no país exige que este assunto seja prioridade.
Ademais, para a redução de custos, vale considerar as técnicas de otimização para organizar atividades, diminuir os gastos com veículo e transporte e auxiliar empresas nas operações.
Os sistemas de gestão, responsáveis por garantir essa eficiência, também fornecem dados que permitem ao gestor identificar e corrigir as possíveis falhas e tomar decisões.
Isto é, os dispositivos de monitoramento e rastreadores geram informações, como gastos de combustível, necessidade de manutenção preventiva e jornada de trabalho dos condutores.
Além disso, para reduzir os custos logísticos sem prejudicar a gestão de operações, confira mais algumas dicas:
- Crie um planejamento para identificar uma oportunidade de redução de gastos;
- Faça um mapeamento logístico para estabelecer um padrão e manter um nível de qualidade e eficiência;
- Invista em automatização de processos para atividades repetitivas e demoradas;
- Mantenha depósitos organizados para ganhar mais agilidade e evitar erros;
Como um sistema de monitoramento pode ajudar?
Investir em tecnologia é válido para tornar tarefas mais práticas e ainda tomar decisões assertivas com base em dados reais.
O setor de logística tem utilizado cada vez mais softwares de gestão para aprimorar as operações, reduzir os riscos e aumentar a produtividade.
Além do sistema de monitoramento trazer mais praticidade, uma vez que é possível agendar manutenções preventivas do veículo, também tem outras funcionalidades para o controle de gastos.
Para a sua empresa melhorar as operações, reduzir custos logísticos e ainda aumentar a rentabilidade, conheça a Inova Rastreamento.
Somos especializados no segmento de rastreamento de veículos e soluções para a gestão logística e de operações. Utilizamos tecnologia de ponta para proporcionar a melhor experiência.
Fale com a nossa equipe, conheça mais informações e tire todas as dúvidas!