De fato, a gestão de ativos e manutenção é fundamental para qualquer empresa, isto é, para garantir o funcionamento de máquinas e equipamentos.
Manter o bom desempenho das operações requer cuidados necessários, a fim de evitar prejuízos financeiros e problemas que prejudiquem a produtividade.
Além disso, garantir essa atenção também demonstra responsabilidade não só com os colaboradores, mas também com a satisfação do cliente.
No entanto, quais são os riscos de não fazer a gestão de ativos e manutenção? Para responder essa e outras perguntas, acompanhe a leitura do artigo.
O que é gestão de ativos e manutenção?
É importante saber que a gestão de ativos e manutenção se aplica a qualquer segmento de empresa. Ou seja, desde logística, indústrias e redes de comércio.
Isso porque, o gerenciamento é um processo de análise de maquinários, equipamentos e instalações, com objetivo de identificar possíveis falhas.
Tenha em mente que todo ativo tem vida útil e poder descobrir se há defeitos em estágio inicial, contribui para evitar grandes problemas.
Por exemplo, uma empresa de transporte precisa monitorar os veículos e conhecer os riscos aos quais estão sujeitos, assim como o agricultor que deve acompanhar os maquinários.
Por que fazer a gestão de ativos e manutenção são importantes?
Os ativos são considerados objetos que qualquer organização pode controlar, visto que fazer a gestão desse ativo é acompanhar seu desempenho e tudo o que proporciona.
Neste caso, é estabelecer um controle sobre desde sua aquisição até o descarte. Ou seja, monitorar para garantir a segurança, o desenvolvimento de atividades e o resultado.
No que diz respeito aos colaboradores, a manutenção é importante para prevenir acidentes e melhorar o desempenho dos profissionais que os operam.
Já com relação à empresa, é possível elevar o padrão de qualidade das operações e garantir a satisfação dos clientes para a organização crescer.
Além disso, contribui para reduzir as reclamações, os custos com reparos, evita a perda de dinheiro e aumenta a eficiência das operações.
Portanto, a gestão de ativos e manutenção são importantes para garantir o bom funcionamento dos equipamentos e prolongar a vida útil dos recursos.
Quais são os riscos de não fazer a gestão de ativos?
Como você pôde ver, fazer a gestão de ativos e manutenção é de suma importância, deste modo, deixar de fazer pode gerar vários riscos.
Assim sendo, quando uma empresa não faz o gerenciamento adequado de seus equipamentos e maquinários, os defeitos e falhas podem surgir e prejudicar as operações.
Além dessas, veja quais consequências podem ocorrer:
- Adiamento dos prazos de produção por conta de maquinário e equipamentos quebrados;
- Aumento do custo operacional com a demora da manutenção e correções das falhas;
- Aumento no risco de acidentes com profissionais devido à falta de manutenção preventiva;
- Insatisfação de clientes por atrasos nas entregas, causando a falta de credibilidade a sua empresa;
- Queda nos lucros e perda de contratos por incapacidade de oferecer produtos e serviços acordados.
O que fazer para evitar riscos ?
Até aqui, explicamos o que é gestão de ativos e manutenção, agora, você também irá descobrir o que fazer para melhorar.
Desta forma, o primeiro passo é fazer a manutenção da conservação ou manutenção corretiva para repor os desgaste nas ferramentas que ocorreu ao longo do tempo.
Também é possível estabelecer a manutenção preventiva, para prevenir danos no futuro, além de prolongar a vida útil do recurso.
Com o sistema de monitoramento da Inova, você pode fazer a gestão dos seus ativos, agendar manutenções preventivas e ter mais tranquilidade com seu patrimônio.
Saiba mais como funciona, entre em contato e fale com um profissional!