É muito comum acreditar que a manutenção de ativos é um gasto desnecessário, no entanto, investir nessa operação é a melhor forma de avaliar o desempenho de veículos e maquinários, além de prevenir contra danos e prejuízos no futuro.

Isto porque, com o passar do tempo, os ativos se desgastam naturalmente e por meio de revisões e cuidados preventivos, é possível garantir a segurança operacional, redução de custos e otimização de tempo para continuar alcançando bons resultados.

Porém, quando saber o momento certo para realizar os devidos reparos? Na verdade, é importante estabelecer metas para as manutenções e entender que vez ou outra haverá necessidade de intervenções e substituição de peças, já que os ativos não estão livres de degradação.

Para fazer a manutenção de ativos corretamente, de modo a prolongar ainda mais o estado do seu patrimônio, neste artigo da Inova Rastreamento, você vai descobrir as soluções mais indicadas por nossos especialistas. Confira!

 

Fatores que apontam a necessidade de manutenção

Os primeiros indícios que apontam a necessidade de manutenção em maquinários e veículos são percebidos pelos condutores e operadores, estes devem ser treinados para o procedimento de inspeção e ter participação ativa na solução do problema com intuito de evitar que os danos sejam maiores.

Durante as operações, é imprescindível monitorar o desempenho das máquinas, pois, com o passar do tempo podem apresentar falhas contínuas e causar prejuízos financeiros a longo prazo. Sendo assim, o gestor de ativos deve considerar e observar os seguintes fatores:

 

Tenha em mente que é preciso avaliar e controlar todos esses elementos, visto que as anomalias podem se tornar gradativas e prejudicar os processos técnicos da operação. Desta forma, realizar a manutenção de ativos contribui para a segurança dos operadores, assim como, reduzir os riscos de acidentes.

 

Manutenção de ativos com sistema de automação

Você sabia que investir em um sistema de automação para a manutenção de ativos custa menos e ainda ajuda a prevenir a quebra de veículos e maquinários?

Ao contrário do que você possa imaginar, a tecnologia para auxiliar na manutenção pode ser muito vantajosa, visto que o gestor de ativos pode utilizar o software para monitorar e controlar automaticamente as atividades de revisão através de dados que apontam falhas e necessidade de reparos.

Mais do que isso, o sistema de automação contribui para organizar o fluxo de trabalho, criar planos de prevenção para a inspeção de equipamentos, além de gerenciar as atividades dos operadores e condutores de veículos e maquinários, com objetivo de registrar as últimas e as próximas manutenções.

Por fim, essa solução ainda permite avaliar o custo-benefício de cada peça e operação de vistoria sem impactar na produtividade da empresa, a fim de garantir o bom funcionamento dos ativos.

 

Solução completa e moderna com a Inova Rastreamento

A verdade é que hoje em dia é impossível garantir bons resultados e benefícios sem investir em soluções que realmente atendam às suas expectativas de manutenção e com o melhor custo-benefício.

A ferramenta de controle e manutenção de ativos da Inova Rastreamento foi criada a partir da necessidade de transportadores e operadores de máquinas com objetivo de auxiliar gestores com eficiência em suas manutenções.

Este sistema possui um diferencial que configura alertas para o agendamento de manutenções preventivas, manutenções corretivas, controle e gestão de peças, além de otimizar o tempo e reduzir os custos de manutenção, o que é ideal para o seu bolso e a segurança do seu ativo.

Se você ainda tem dúvidas sobre manutenção de ativos, entre em contato conosco e veja como nossa solução pode contribuir!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.